terça-feira, 19 de outubro de 2010

Capacidade térmica de um corpo




Capacidade térmica ou capacidade calorífica é a grandeza física que determina o calor que é necessário fornecer a um corpo para produzir neste determinada temperatura / variação térmica. A unidade usada no SI é J/K (Joule por Kelvin).
A capacidade térmica caracteriza o corpo, e não a substância que o constitui. Dois corpos de massas e de substâncias diferentes podem possuir a mesma capacidade térmica. Dois corpos de massas diferentes e de mesma substância possuem capacidades térmicas diferentes.
A grandeza que caracteriza uma substância é o calor específico.
A capacidade calorífica está também relacionada com as interacções intermoleculares, a estabilidade de uma fase, a condutividade térmica e a capacidade de armazenar energia.








A água, líquido essencial à nossa sobrevivência, tem propriedades que vão além do poder de hidratação. A água é única em seus aspectos, a começar pela sua capacidade térmica, que é a quantidade de calor que uma substância pode absorver ou liberar para alterar sua temperatura em 1 grau Celsius. Para se ter uma ideia, a capacidade térmica da molécula H2O é maior que a de metais, como ferro e alumínio.

Colocando na prática seria assim: a água contida nos rios e oceanos absorve grande quantidade de calor, mas nem por isso a Terra fica aquecida, pelo contrário, este fator é responsável por equilibrar a temperatura do planeta.

Outro diferencial da água está em seu alto calor latente de vaporização, a quantidade de energia necessária para converter um grama de líquido em gás. Esta propriedade está presente até mesmo em nosso corpo, quer ver?
Quando transpiramos, a água que expelimos (nosso suor) se evapora graças ao calor latente de evaporação, o que permite que a temperatura corporal seja controlada.

A água é também um solvente universal. A polaridade da molécula H2O permite que ela reaja com inúmeras substâncias, dissolvendo-as.

Um comentário: